segunda-feira, 13 de junho de 2016

Quem foi Marechal Rondon


Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal da Paz e Patrono das Comunicações, nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade de Mimoso, estado de Mato Grosso, e faleceu em 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro.
Engenheiro, formado pela Escola Militar, na Praia Vermelha, Rondon foi professor de Matemática, Ciências Físicas e Naturais, além de ter sido um dos nossos primeiros e mais importantes indigenistas, etnólogos, antropólogos, geógrafos, cartógrafos, botânicos e ecologistas.
Durante 40 anos, percorreu, a pé, em lombos de mulas ou em frágeis canoas, cerca de 77 000km (quase duas voltas em torno da Terra), desbravando o sertão brasileiro. Nessas expedições, implantou o telégrafo, nosso primeiro sistema de telecomunicações, nas completamente isoladas regiões Centro-Oeste e Norte e, assim, conseguiu integrar dois “brasis” que não se falavam: o “Brasil do litoral” com o “Brasil do interior”. E as estações telegráficas que construiu no Pantanal e na Floresta Amazônica se tornaram importantes cidades.
Porém, a causa por que Rondon mais se bateu foi a luta pelos direitos dos povos da floresta. Além de criar, em 1910, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), nas expedições que avançavam por territórios indígenas.

Referências:
http://rondonmarechaldapaz.com/quem-foi-marechal-rondon/ 

2 comentários:

  1. Bela história de Marechal Rondon que implantou serviços que aproximaram mais as pessoas,promoveu a paz, não negou suas raízes, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente conhecer um pouco da historia de vida de Marechal Rondon!! Através disso podemos nos situar com o surgimento do bairro! Parabéns!!!

    ResponderExcluir