Marechal Rondon, no início de seu processo de ocupação tinha o nome de Baixa do Dique, porque faz limite com o bairro Cabrito, delimitado pelo dique do Cabrito que faz parte da Bacia do Camurujipe.
Inicialmente o Bairro era pouco habitado por ser uma área em que havia matas, morros e água.
Nessa região predominava a criação de bodes, cabras, plantação de bananeiras e jaqueiras cultivadas em pequenos sítios.
A Baixa do Dique começou seu crescimento habitacional a partir da década 60, mais precisamente em 1963 dezenas de família ficaram desabrigadas devido a uma forte enchente que vitimou a cidade de Salvador, sem ter para onde ir, os desabrigados "invadiram" o bairro, escavaram os morros, fizeram aterramento das fontes, cortaram as árvores.
Em 1973, o bairro foi rebatizado com o nome de Marechal Rondon, em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, desbravador e indigenista.
Bairros próximos a Marechal Rondon: Pirajá, São Caetano, Cabrito, Campinas de Pirajá e Lobato
Já li um pouco sobre o Marechal, mas adorei conhecer a história do bairro que leva o seu nome. Parabéns!
ResponderExcluirJá li um pouco sobre o Marechal, mas adorei conhecer a história do bairro que leva o seu nome. Parabéns!
ResponderExcluirMoro em Marechal à qurenta e sete anos, e realmente tudo era matas e rios com algumas casas uma distante da outra,a estrada era de barro e não tinha água encanada e luz elétrica só em algumas casas.
ResponderExcluirSe hoje meu bairro é lindo imagine à quarenta e sete anos atrás.
amei isso
ResponderExcluirData de nascimento 14 4.1963 tenho 57 ano esse tempo todo morando em marechal Rondon minha mãe contava toda noite tinha q sacudir meu berço onde eu.dormia muita cobra cor
ResponderExcluir